A Fenic é uma feira de iniciação científica e a participação de projetos se dá em 4 etapas:
Esta é uma etapa pré-feira, em que você deverá realizar a submissão do seu projeto de pesquisa através de um formulário de inscrição. Para esta etapa, você precisará:
É uma breve síntese que apresenta os principais pontos da pesquisa, incluindo o objetivo, a metodologia, os resultados e as conclusões. Ele visa fornecer uma visão geral concisa para que os leitores possam entender o propósito e os achados do artigo sem precisar ler o texto completo. Máximo de 500 palavras.
O plano de pesquisa é um documento que descreve como será executada a pesquisa, incluindo delimitação do tema e problema de pesquisa, sua relevância, quais os objetivos, aporte teórico e metodologia a ser utilizada, bem como cronograma de execução de cada etapa da pesquisa. Na FENIC, você incluirá os elementos do seu plano de pesquisa no formulário de inscrição.
Para desenvolver uma pesquisa científica, o pesquisador precisa mensurar o potencial de riscos físicos e/ou psicológicos da pesquisa a ser desenvolvida, incluindo pesquisa com seres vivos, uso de equipamentos, produtos químicos e/ou biológicos. Se o seu projeto envolve pesquisas com humanos, experimentos em laboratório ou algum tipo de intervenção que possa impactar ou possuir riscos aos envolvidos durante alguma etapa, você precisará preencher formulários da Comissão de Ética e Revisão Científica (CERCE) e submetê-los no momento da inscrição do seu projeto.
O artigo científico é um documento acadêmico que descreve a pesquisa autoral desenvolvida por um autor ou grupo de autores e que contribui para o conhecimento em um campo específico. Ele é geralmente publicado em periódicos acadêmicos ou revistas científicas. O artigo deve conter de 8 a 15 páginas.
No dia 04 de novembro divulgaremos aqui no site, a lista de todos os projetos selecionados na condição de finalistas e que terão a oportunidade de participar da 1ª Edição da FENIC!
Nesta etapa, você deverá confirmar a participação de sua equipe na FENIC e enviar documentação complementar através do formulário de confirmação de presença.
Os documentos complementares são: Termo de Autorização de Viagem e hospedagem para menores de 16 anos.
Termo de autorização de uso de imagem e voz e versão atualizada do artigo científico (opcional).
Essa etapa é realizada durante a Feira Nacional de Iniciação Científica (Fenic) com todas as pesquisas aprovadas após a etapa de seleção dos projetos submetidos. Os documentos abaixo devem ser entregues no dia do credenciamento para a banca de validação dos estandes:
O artigo científico é um documento acadêmico que descreve a pesquisa autoral desenvolvida por um autor ou grupo de autores e que contribui para o conhecimento em um campo específico. Ele é geralmente publicado em periódicos acadêmicos ou revistas científicas.
É um documento com formato livre que tem como objetivo a realização de registros processuais de todas as etapas da pesquisa, desde a delimitação do tema até a realização da feira. O diário de bordo deve conter: registro detalhado das etapas da pesquisa, registro de rotinas de reuniões, insights, fotografias, datas e locais de reuniões ou visitas de campo, registros de testes de laboratório, registro de coletas de dados, entrevistas, referências etc.
O banner acadêmico, também conhecido como pôster acadêmico ou apresentação em pôster, é uma ferramenta visual usada para apresentar e divulgar pesquisas ou informações acadêmicas de forma concisa e visualmente atraente. Geralmente, os banners acadêmicos são usados em conferências, simpósios, feiras acadêmicas e eventos de pesquisa para compartilhar descobertas e facilitar discussões com outros pesquisadores e o público. O banner deve ser formatado no tamanho A0 (dimensões aproximadas de 0,90 x 1,20m), e apresentado na posição retrato (vertical).
A utilização de protótipo é critério obrigatório para os projetos de pesquisa inscritos na área de conhecimento Engenharia. Para projetos de outras áreas de conhecimento esse item não é obrigatório.
Os autores podem, se desejarem, dispor no estante materiais de apoio e/ou equipamentos que possam contribuir para apresentação da pesquisa durante a feira. Também é possível fazer uso de itens de decoração, desde que sejam permitidos pela comissão organizadora. Está com dúvida sobre os materiais permitidos no estande?
Acesse Participe!